6 métodos e técnicas para começar a estudar para o Enem 2021

O ano de 2021 já começou e para os alunos que estão pensando em entrar na faculdade é hora de começar a pensar nas provas do vestibular e no Enem. Ainda não existem informações oficiais sobre datas de prova e inscrição, mas não dá para deixar os estudos para depois.

O Enem é uma das provas mais importantes. Sua nota é aceita em universidades públicas e particulares, em alguns casos até como substituição do vestibular. Além disso, é com a nota do ENEM que os estudantes podem tentar as bolsas e financiamentos, como o ProUni.

Por isso, é hora de pegar firme e tentar tirar o máximo das suas horas de estudo e focar as energias para ter o melhor desempenho no Enem 2021.

Sabemos o que você está pensando: se já estou estudando para as provas da escola e outras provas de vestibular, para que preciso me preparar para o Enem?

Bom, talvez você não precise, pode ser que a forma como você vem estudando sirva para todas as provas. Ainda assim, a gente aconselha seguir lendo, já que algumas dicas podem te ajudar a se preparar para qualquer prova, não só para o Enem.

Cada prova de vestibular é pensada para testar seus conhecimentos e para selecionar o tipo de aluno que a universidade deseja, é exatamente por isso que os conteúdos e modelos de prova variam tanto.

Se seu foco é ir bem no Enem 2021 e usar essa nota para ingressar na universidade, acompanhe as dicas a baixo.

Existem alguns truques para conseguir se concentrar e absorver o máximo de conhecimentos enquanto estuda, além de dicas de como buscar conteúdo e testar o que você já estudou. Que tal conhecer eles?

1. Crie uma rotina

Sim, ter rotina é essencial. Sua cabeça chega na hora de estudar preparada para a tarefa, com menos pressão e estresse. Como seu dia está organizado, não vai deixar de comer ou ser interrompido por outras atividades.

Organizando uma rotina você vai ter tempo para fazer tudo e não vai se sobrecarregar tanto.

Separe uma ou duas horas do seu dia para focar na matéria e esquecer o mundo. Desligue celular e televisão, fuja do youtube e redes sociais e avise as pessoas que moram com você para que não te interrompam atoa.

2. Conheça seus pontos fortes e fracos

Saber em que você se dá bem e quais suas maiores dificuldades é essencial para estudar melhor. Se você tem mais dificuldade em exatas, sabe que não adianta gastar seu tempo todo estudando humanas, que vai precisar dar um pouco mais de atenção a matemática, física e química, por exemplo.

É sempre bom lembrar que pontos fortes e fracos não são só em relação a matéria. Se você é uma pessoa que se concentra melhor de manhã, não adianta sentar para estudar a tarde. Se é uma pessoa que entende melhor lendo, não adiata buscar vídeo aulas.

Adeque seus estudos a esses elementos e os resultados serão muito melhores.

3. Monte um cronograma de estudos

Que tal separar seus dias ou horários por matéria para se organizar melhor e não ficar desmotivado? Não é porque você separou duas horas do seu dia para estudar que precisa passar duas horas sentado estudando matemática direto.

Um cronograma te permite organizar os estudos, intercalar matérias mais difíceis e que você não gosta com as que gosta ou são mais fáceis. Assim fica mais fácil não largar nada pela metade.

Separar as matérias em tópicos também ajuda a organizar melhor tudo e não deixar nenhum conteúdo importante de fora. Uma dica que a técnica de estudos TopHeavy traz é sempre colocar as matérias mais difíceis no começo da semana, assim você não perde o ritmo quando vai chegando a sexta feira.

4. Não subestime momentos de lazer e descanso

Quanto mais a data da prova se aproxima mais a gente se cobra, mas não adianta se estressar e sobrecarregar. Relaxar e se divertir também faz parte da rotina de estudos. Alivia a tensão e dá um descanso para a mente e para o corpo.

É muito importante dormir bem a noite, de 7 a 9 horas por dia, aproveitar o fim de semana com amigos (mesmo que a pandemia só deixe fazer chamada de vídeo) ou jogar um pouco.

Se você usa o computador para estudar, dar um descanso para a vista também é importante e mais ainda é levantar a cada hora para se alongar. O corpo sofre com muita luz de eletronicos na cara e muito tempo sentado e isso acaba atrapalhando sua concentração.

5. Técnica Pomodoro para melhorar o rendimento

Pomodoros são blocos de concentração, é assim que a tecnica ajuda a melhorar o rendimento, dividindo seu tempo para ajudar no foco. Como ela se guia por tempo, é legal ter um cronometro do lado ou usar os alarmes do relógio.

A ideia da técnica é criar ciclos de 4 blocos. Você pode fazer uma tarefa por bloco ou uma matéria, vai depender da extensão do conteúdo. O ideal é respeitar as pausas, mas não trocar de conteúdo até finalizar o que começou.

São 25 minutos fazendo a tarefa, 5 minutos de descanso por bloco e pausa de 30 minutos após finalizar 4 blocos. Essa sequência totaliza duas horas de estudo antes da meia hora de pausa no fim do 4º bloco.

É possível fazer blocos de concentração podem, também, de 35 ou 40 minutos, sempre com descanso de 5 entre um e outro.

6. Acelere a produtividade do seu dia

Para quem estuda com video aulas, aumentar a velocidade de reprodução pode ajudar a deixar os estudos mais dinâmicos e economizar tempo por módulo. Só é bom lembrar que pausas para anotar as dúvidas são essenciais e que você deve conseguir ler e escutar as informações na velocidade acelerada. Se for muito rápido não vai conseguir acompanhar o conteúdo.

Por onde estudar?

Nem sempre os livros e sites de conteúdo são o suficiente para estudar. Por isso, existem muitos sites e aplicativos focados em testar conhecimentos e que podem te ajudar muito a se preparar para o Enem 2021.

Aplicativo Estuda.com ENEM e Vestibular – Possui desafios, questões variadas, simulados e provas de anos anteriores, cria estatísticas de desempenho e controla tempo de execução, erros e acertos. Oferece também videoaulas e possiveis temas de redação.

Aplicativo Formulando – Focado em preparar alunos de exatas, possui diversos simulados de física, química e matemática.

Aplicativo Questões ENEM – Traz videoaulas, resumos e provas anteriores, tudo dividido por matéria, no modelo da prova do Enem.

Aplicativo Redação Nota 1000 – Oferece dicas de possíveis temas de redação para o Enem 2021, temas de provas antigas, dicas e orientações pra escrever textos dissertativos argumentativos e faz análises de redações.

Além desses aplicativos, podemos indicar os sites: Guia do Estudante e seus simulados e dicas de estudos; Mande bem no Enem e suas videoaulas gratuitas e o Escrever Online para que seu texto seja corrigido e analisado por outros alunos.

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões