7 dicas essenciais para estudar a distância

Já faz algum tempo que a educação a distância tem se tornado a primeira opção daqueles que desejam estudar, mas têm uma rotina puxada e não podem frequentar, presencialmente, uma instituição de ensino. 

Nos últimos anos, outros públicos também passaram a se interessar por essa modalidade, o que aumentou a demanda pelos cursos a distância. 

Em 2020, quando as escolas e universidades foram fechadas devido à pandemia da Covid-19, houve mais uma alta nessa procura. 

Além disso, se antes predominava a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, hoje, com a internet, também é possível estudar a distância para o Enem, vestibulares ou concursos. 

Para isso, existem excelentes plataformas de ensino, que oferecem conteúdo de qualidade a preços bastante acessíveis, como a Olé Educação.

Saiba mais sobre a Olé aqui >

O custo-benefício e a flexibilidade de horários são as principais vantagens de se estudar a distância. Mas, sabemos que essa tarefa também pode ser um desafio…

O desafio do ensino a distância

Todo mundo sabe que, mesmo com as facilidades que estudar em casa nos traz, pelo menos para algumas pessoas, por outro lado, essa pode ser uma tarefa desafiadora  por duas razões:

  1. Primeiro, porque exige uma disciplina ainda maior em relação aos estudos presenciais. 
  2. Segundo, porque é preciso haver muita organização e persistência por parte de quem está estudando. 

Pensando nisso, separamos 7 dicas para te ajudar a estudar a distância. 

Com elas, você certamente conseguirá se organizar melhor e apresentar um rendimento satisfatório. Confira!

1. Organize um cronograma de estudos

Mesmo que seja uma modalidade mais flexível e que permita o acesso aos conteúdos quando e onde quiser, ao estudar a distância, você também precisa estar em dia com seus compromissos. 

Essa organização, aliás, depende única e exclusivamente de você. 

Por esse motivo, para melhorar o rendimento e não esquecer nenhuma data, crie um planejamento. Pode ser semanal. Assim, você organiza suas atividades com os horários e os dias da semana que deseja dedicar aos estudos, seja para assistir a uma aula ou para resolver exercícios. 

Além de agendas e planners físicos, existem diversos recursos on-line que nos ajudam a gerenciar tarefas e otimizar o tempo, como o Todoist, Trello, Evernote, etc. 

Escolha um que se encaixe melhor à sua rotina e mãos à obra!

2. Foco durante as aulas

Prepare seu local de estudos. 

Ao assistir às videoaulas, se possível, use fones de ouvido, pois qualquer barulho pode interferir, a ponto de não te deixar mais voltar ao que estava fazendo. 

Se estiver diante do computador, deixe o celular afastado. Caso sua única opção de ferramenta de estudo seja o próprio celular, desative as notificações de mensagens e atualizações e procure deixá-lo no modo silencioso. 

É muito comum nos distrairmos com mensagens, fotos, redes sociais. 

Outra dica é ter um caderno de anotações em mãos e fazer observações, incluindo dúvidas. Palavras-chave também podem ajudar na organização do que você aprendeu no dia. 

3. Utilize todos os recursos disponíveis

Explore o funcionamento da ferramenta on-line que estiver utilizando. A educação a distância é baseada no uso de tecnologias. Logo, os ambientes virtuais oferecem diversos recursos interessantes, como:

  • Materiais didáticos para download;
  • exercícios e simulados;
  • chats e fóruns de discussão;
  • desenvolvimento de projetos em grupo;
  • ou mesmo jogos digitais, que contribuem tanto para a aprendizagem de conteúdos, quanto para o desenvolvimento de habilidades, como lógica e estratégia. 

4. Aproveite ao máximo a monitoria

Todo curso a distância costuma oferecer serviços de monitoria ou, como alguns chamam, tutoria. Neles, atuam profissionais especialistas na área que você estuda e que podem, portanto, te ajudar a turbinar seu conhecimento. 

Então, aproveite isso como puder! 

Você pode esclarecer suas dúvidas sobre conteúdo, exercícios, metodologia ou, ainda que não tenha exatamente uma pergunta, pode confirmar o que aprendeu numa conversa com a equipe. 

Isso vai te ajudar a manter o foco durante os estudos e dar certeza de que assimilou os conteúdos. 

5. Participe de grupos de estudos

Mesmo estudando a distância, sempre existe a possibilidade de conhecer pessoas que estejam no mesmo barco que você. 

Procure saber quem são seus colegas e tente interagir a fim de criar grupos de estudos em que possam trocar ideias ou mesmo sanar dúvidas. Há quem diga que a maior fonte de aprendizagem está em “ensinar” o outro. 

Muitas vezes, alguém pode saber mais sobre determinado conteúdo que você e vice-versa. 

Ao explicar algo que domine, você pode ajudar ao outro e, consequentemente, a si mesmo. 

Mas como vou interagir à distância? Nesses momentos, você pode fazer do celular a sua melhor ferramenta: crie grupos nas redes sociais, como WhatsApp e Telegram

Participe do grupo do Telegram da Olé >

O próprio Facebook dispõe dos chamados grupos. 

Você pode criar algo do tipo para compartilhar textos, vídeos, comentários de professores ou simplesmente algum questionamento.

6. Assista às aulas mais de uma vez

Se o seu curso a distância disponibiliza vídeos gravados e permite que você se organize com o tempo como preferir, procure assistir às aulas mais de uma vez. 

Isso não significa, necessariamente, que você precisa vê-las uma vez seguida da outra. 

Você pode criar um intervalo de um ou dois dias e voltar a ela depois, até mesmo para verificar se realmente absorveu o que viu. Em alguns casos, inclusive, irá receber informações que, num primeiro momento, podem ter passado despercebidas. 

7. Leitura e pesquisa devem ser constantes

Aproveite a democratização da internet, há muito conteúdo de qualidade publicado nos mais diversos sites, até mesmo das universidades espalhadas pelo país. Nunca se contente apenas com a matéria que é passada nas videoaulas, procure ir além, fazendo leituras, pesquisas, descobrindo coisas novas. 

Cursos a distância resumem e transmitem a parte essencial do conhecimento. 

O todo fica sempre por conta do aluno. É preciso ter iniciativa: corra atrás de livros, consulte bibliotecas virtuais, baixe aplicativos de estudo, etc.

O que achou das dicas?

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter um rendimento excelente no estudo a distância, de modo que o conhecimento faça parte da sua rotina. Tente colocá-las em prática e, depois, comente aqui no blog se elas funcionaram para você!

 

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões