Biologia Enem 2021: os 4 temas que com certeza vão cair na sua prova

Estudar para o Enem não é uma tarefa fácil. É necessário ter muito foco e se organizar para conseguir passar por todos os temas que são chave para mandar bem na prova. Sabemos que não é pouca coisa, por isso, é importante focar naquilo que geralmente é cobrado.

É por isso que todos os anos surgem listas com os temas mais cobrados nas provas do Enem para cada disciplina. Assim, os estudantes (como você que está aí acompanhando este conteúdo) conseguem focar nos principais assuntos. 

Por isso, estamos desenvolvendo uma série de conteúdos para te ajudar a conseguir encarar todas as questões da prova do Enem 2021. Serão conteúdos de todas as disciplinas e você pode acompanhar por aqui, para se organizar e começar a estudar o quanto antes.

Confira alguns destes conteúdos:

Como se preparar para a redação do Enem 2021?

Entenda quais são os principais temas de todas as matérias que vão cair no Enem 2021 >

Mas hoje o nosso foco é falar especificamente sobre as principais temáticas referentes à disciplina de Biologia para o Enem 2021. Você sabe o que será cobrado nessas questões?

Sabemos que a área de Biologia é muito ampla, portanto, nos baseamos em outras edições do Enem para indicar quais são os principais temas que você deve estudar para não deixar nenhuma dessas questões escapar.

Bora lá?

Os 4 temas que vão cair na sua prova do Enem 2021

Já adiantamos que sete temas podem parecer pouca coisa, mas na verdade dentro de cada um desses temas existe um universo inteiro de conteúdos que devem ser explorados por quem está buscando conquistar uma vaga em uma universidade.

Além disso, reforçamos aqui que a Biologia é uma disciplina muito ampla e importante para o Enem. Portanto, além dessas temáticas que estamos trazendo aqui, procure aprofundar o seu conhecimento em outras! Assim você se garante, beleza?

Mas você pode começar por esses temas aqui que com certeza vai cair.

1. Ecologia

Quase todos os anos você vai encontrar uma questão sobre ecologia no Enem. Não é à toa, certo? A sustentabilidade e os estudos da natureza são assuntos que vem ganhando cada vez mais força no mundo todo. 

Portanto, não deixe de estudar sobre ecologia.

A prova do Enem costuma abordar essa temática através de um viés bem básico. São trabalhados, geralmente, conceitos como:

  • nicho e habitat;
  • cadeia alimentar;
  • e problemas ambientais mais complexos, como o aquecimento global.

É básico, mas isso não quer dizer que você não deva estudar e repassar por esses conceitos até entendê-los a fundo. Conhecer bem os conceitos é fundamental para você não acabe caindo em uma pegadinha… E elas às vezes podem aparecer na prova.

E claro, um ponto relevante para entender realmente sobre ecologia é não deixar de acompanhar as questões ambientais do momento. Afinal, todos sabemos que o Exame Nacional do Ensino Médio busca sempre integrar o que está acontecendo no mundo às questões da prova.

Para praticar

Para que você entenda melhor, separamos uma questão do Enem 2015, confira:

(Questão Enem – 2015) – Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).

O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por

  • a) algas.
  • b) peixes.
  • c) baleias.
  • d) camarões.
  • e) anêmonas.

E aí, o que você acha?

Temos a resolução:

Aqui, a resposta correta para a pergunta é a “letra A”. Isso porque os produtores constituem o nível trófico mais básico em uma cadeia.

2. Citologia

Outro tema recorrente nas provas do Enem e também nos vestibulares é a citologia. Se você não lembra, a citologia é a parte de Biologia que vai estudar a morfologia, o desenvolvimento, a função e os componentes das células.

E você já deve ter ouvido falar por aí que existe uma queridinha dentro dessa temática, não? As mitocôndrias

Se a Citologia cai sempre no Enem, as mitocôndrias você pode ter certeza que estarão lá! Mas existem outros temas que você precisa estudar para garantir essas questões:

  • Teoria celular;
  • Tipos de células;
  • Células procariontes;
  • Células Eucariontes;
  • Bactérias;
  • Arqueas;
  • Organelas citoplasmáticas e suas funções;
  • Meiose;
  • Mitose.

E por aí vai!

Para praticar

Também separamos uma questão para você praticar, confira:

(Enem 2014) – Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a

a) capacidade de produzir moléculas de ATP.

b) presença de parede celular semelhante à de procariontes.

c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.

d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.

e) presença de um sistema enzimático, eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.

Qual você acha que é a resposta certo? Confira a resolução:

A resposta correta é a letra “D”, a capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.

Fisiologia Animal

Frequentemente são cobrados conteúdos sobre fisiologia animal no Enem.

Geralmente as questões apresentam alguns conceitos básicos dos sistemas presentes no corpo dos animais, muitas vezes são cobrados conhecimentos para aqueles sistemas que ocorrem igualmente nos seres humanos. 

Ou seja, é essencial que você tenha compreensão sobre as funções dos diferentes sistemas, bem como a ação dos órgãos que os compõem.

Para praticar

Dá uma olhada em uma das questões que já caiu no Enem e pode te ajudar a entender um pouco melhor sobre como esse tema é cobrado:

(Enem 2015) Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação o sistema excretor dos estudantes

a) aumentou a filtração glomerular.

b) produziu maior volume de urina.

c) produziu urina com menos ureia.

d) produziu urina com maior concentração de sais.

e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

O que você acha? Conseguiria responder agora?

Dá uma olhada no gabarito:

A resposta correta, neste caso, seria a letra d. A explicação é a seguinte: na pergunta é contada a história de um grupo que se perdeu, essas pessoas se encontram sem água e estão expostas ao calor. Com isso, é fácil perceber que, além do tempo sem ingerir água, o grupo apresentou perda de água pelo suor. Nesse caso, o corpo tenta aproveitar o máximo de água que possui, sendo assim, o processo de reabsorção é intenso, diminuindo a quantidade de água no produto final, que é a urina. Entende?

4. Genética

Temida e adorada por muitos, a genética também é outra que sempre vai estar presente no Enem. Com certeza estará no Enem 2021.

E os subtemas da genética são variados:

  • Análises de heredogramas;
  • cariótipos;
  • questões sobre o DNA;
  • transgênicos e mutações…

Esses são apenas alguns dos pontos que já foram cobrados na prova do Enem…

Mas além de estudar a fundo, é importante pesquisar e entender os conceitos que envolvem a genética para conseguir mandar bem nessas questões.

Para praticar

Genética não é para os fracos. Dá uma olhada nessa questão:

(Enem 2014) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados, e as mulheres, pelos círculos.

Qual é o padrão de herança observado para essa doença?

a) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.

b) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão do pai para os filhos.

c) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos.

d) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.

e) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.

Você saberia responder? 

Dá uma olhada na resolução para ver se é o que você tinha pensado: Para responder a essa questão, é necessário analisar os indivíduos afetados pela doença genética. Analisando o heredograma, é possível perceber que a maioria dos afetados são mulheres e que, sempre que um homem é afetado, o problema é passado para as suas filhas. No caso, como o pai é responsável por transmitir um cromossomo X à filha, verifica-se que a doença está ligada ao cromossomo X. Além disso, percebe-se que se trata de uma doença dominante, pois apenas esse cromossomo já é suficiente para expressar a doença. Ou seja, a resposta correta é a letra D.

E aí, bora pra cima dessa prova?

Não é fácil,  né? Nós sabemos disso. Mas, esse pequeno guia com 4 temas essenciais para você estudar já te dá algumas dicas sobre onde começar, não é?

Além disso, você pode começar a procurar opções de cursos que te ajudem a estudar de forma mais focada e com a ajuda de professores. Como é o caso dos cursos da Olé. 

Aqui você encontra os maiores nomes de professores do Brasil quando o assunto é Enem, vestibular e conquistar a sua vaga na universidade. Então que tal dar uma olhada nos cursos de biologia disponíveis?

Conheça o curso Extensivo do Enem do Professor Bio Bio >

E claro né, nem só de biologia viverá um aprovado no Enem 2021. Então, se você realmente está estudando, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog para complementar os seus estudos. Aqui você vai encontrar materiais relevantes sobre TODAS as matérias.

E aí, vamos correr juntos para conquistar a sua vaga? 

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões