Física Enem: o que cai na prova e como estudar?

Fórmulas, números, problemas… a Física assusta muitas pessoas, mas com a dedicação correta é possível tornar essa disciplina muito mais simples. Não estamos falando que estudar para as questões de Física do Enem é uma atividade fácil. Na verdade você vai precisar de muito foco. Mas é possível tornar esse processo muito mais simples quando você tem uma ideia do que estudar.

Baseados em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, reunimos aqui os tópicos principais de Física para que você possa focar os seus estudos.

É claro que você não deve estudar apenas o que está aqui. Sempre é interessante fazer exercícios, aprofundar o conhecimento em outros temas, para não correr o risco de enfrentar uma questão sobre algo que você nem estudou.

Não dá para arriscar! Ainda mais quando falamos de Física…

E mesmo que você ache que essa disciplina é o seu ponto fraco, é importante entender que não existe um vestibular (muito menos o Enem) que não traga questões da matéria nas suas provas. Ou seja, o único caminho é estudar.

Mas com a ajuda certa você consegue entender a disciplina e até se divertir com ela. Para isso, é necessário organizar os tópicos que você precisa estudar.

Portanto, reunimos aqui os principais assuntos cobrados nas provas do Enem quando falamos sobre Física.

Mas antes de entrarmos nessa questão, que tal umas dicas para estudar?

4 dicas essenciais para gabaritar as questões de Física no Enem

Se a tua ideia é tirar um notão no Enem, você precisa seguir essas dicas à risca para gabaritar a prova. São pontos bem básicos, mas que fazem a diferença na hora de estudar. Confira:

  1. Leia a teoria: só os exercícios não vão te levar a lugar nenhum. Para pensar criticamente e conseguir resolver os problemas de Física você precisa entender sobre os principais conceitos da disciplina. Então quando você estiver em aula, procure anotar todos os conceitos e sempre que a aula acabar, faça uma revisão!
  2. Faça exercícios com frequência: ok, os exercícios sozinhos não resolvem muita coisa, mas eles são essenciais para conseguir mandar bem nas questões de Física. A prática aliada ao aprendizado dos conceitos vai te levar a gabaritar a prova. Então vai deixando a preguiça de lado e comece a resolver os exercícios!
  3. Sublinhar os comandos da questão pode te ajudar: essa é uma dica para estudar e para resolver as questões no dia da prova. Ao sublinhar os comandos, você vai deixar mais claro o que você precisa resolver.
  4. Por fim, atue nos seus erros: foque nos pontos em que você mais tem dificuldade, aquelas questões que você errou. É importante analisar o próprio desempenho para verificar onde estão as lacunas do seu aprendizado.

Pronto, com essas dicas você já consegue organizar melhor o seu tempo de estudos quando o assunto é Física. 

Agora vamos aos temas que você PRECISA focar? 

Os temas que mais são cobrados nas questões de Física do Enem

Agora que você já sabe como estudar, é importante entender quais são os principais assuntos, certo? Abaixo segue uma lista dos temas mais cobrados na disciplina:

  • Sistemas e Unidades de Medidas
  • Movimento
  • Lançamentos
  • Dinâmica e Leis de Newton
  • Equilíbrio
  • Momento Linear
  • Hidrostática
  • Trabalho e Energia
  • Gravitação
  • Termologia
  • Óptica Geométrica
  • Ondas
  • Eletrostática
  • Eletrodinâmica
  • Magnetismo

Lembre-se: esses são os assuntos principais, mas a verdade é que qualquer tópico que esteja dentro do universo da Física pode ser cobrado pelo Exame Nacional do Ensino Médio. A verdade é que o Enem pode cobrar muito mais. E a lista de assuntos que podem estar na prova é grande. Por isso é necessário dedicar tempo de estudo.

Alguns exemplos de questões

Para te ajudar a entender como a Física é cobrada no Enem, separamos algumas questões de edições anteriores.

(Enem/2017) Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma colisão de 0,30 segundo de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo. Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.

Questão Enem 2017 Mecânica

Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão ao motorista?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

E aí, qual você acha que é a resposta correta?

Vamos inserir o gabarito aqui, mas é importante que você tente resolver a questão.

O gabarito correto é a letra B.

Vamos para outra questão?

(Enem/2018) Muitos smartphones e tablets não precisam mais de teclas, uma vez que todos os comandos podem ser dados ao se pressionar a própria tela. Inicialmente essa tecnologia foi proporcionada por meio das telas resistivas, formadas basicamente por duas camadas de material condutor transparente que não se encostam até que alguém as pressione, modificando a resistência total do circuito de acordo com o ponto onde ocorre o toque. A imagem é uma simplificação do circuito formado pelas placas, em que A e B representam pontos onde o circuito pode ser fechado por meio do toque.

Questão Enem 2018 de resistores

Qual é a resistência equivalente no circuito provocada por um toque que fecha o circuito no ponto A?

a) 1,3 kΩ

b) 4,0 kΩ

c) 6,0 kΩ

d) 6,7 kΩ

e) 12,0 kΩ

Mesma história aqui: tente resolver a questão. A resposta correta é a letra C. Mas como você explica que essa é a resposta correta?

Vamos aprender juntos?

Se você sente que precisa de um reforço nos seus estudos de Física, pode contar com a gente para te ajudar.

Aqui na Olé você tem acesso a diversos cursos de TODAS as disciplinas necessárias para conseguir tirar uma nota excelente no Enem e conquistar a sua tão sonhada vaga na universidade.

Clique aqui para conferir todas as opções de cursos da Olé >

Temos duas opções de cursos de Física com professores diferentes que, com certeza, se encaixam na forma que você busca de aprendizado.
Continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog. Você vai ter acesso a diversas dicas, instruções e macetes para conseguir arrasar na prova do Enem e em outros vestibulares.

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões