Linguagens Enem 2021: saiba como dar um olé nesta prova!

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é aplicada no primeiro dia do Enem. Na ocasião, os participantes precisam resolver 45 questões de múltipla escolha, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Arte, Educação Física e Tecnologias da Informação e da Comunicação. 

Por conter textos e enunciados longos, essa é uma prova densa, de caráter predominantemente interpretativo e que exige muita atenção. 

Em razão disso, ela preocupa a maioria dos estudantes, que, por sua vez, buscam resolvê-la da melhor forma e fugir do temido cansaço.

Calma! Caso você se identifique com esse pensamento, pode respirar com mais calma. Confira as dicas a seguir e descubra como dar um olé na prova de Linguagens:

Interpretação de Texto

Sabemos que, no Enem, a interpretação de textos é uma habilidade que deve ser mobilizada em todas as áreas do conhecimento. No entanto, na prova de Linguagens, ela se torna ainda mais significativa, especialmente porque os candidatos deverão responder a questões de interpretação propriamente dita. 

Via de regra, essas questões são contextualizadas, interdisciplinares e trazem para análise textos jornalísticos, científicos, argumentativos e publicitários, bem como charges, cartuns, tiras, músicas e poemas. Por isso, se você quer sair na frente, reconheça e domine os diferentes tipos e gêneros textuais. 

Não se esqueça, também, de que as linguagens verbal e não verbal têm a intenção de comunicar algo e, portanto, devem ser consideradas para que você consiga compreender qual é a mensagem transmitida no texto e o que se pede no enunciado. 

E não adianta, se você deseja melhorar sua interpretação, deve praticar. Procure as provas das últimas edições do Enem e resolva-as. Assim, você irá se acostumar com o estilo das questões, poderá se preparar caso haja pegadinhas e conseguirá desenvolver sua própria estratégia de resolução. 

Leia também:

Oito dicas para você melhorar sua interpretação de texto para o Enem 2021 >

Língua Portuguesa 

Não se engane! Apesar de o Enem não cobrar a gramática pura e simples, você deve estudar conteúdos como estrutura e formação de palavras, tempos e modos verbais, classes gramaticais, pontuação, sintaxe, etc. 

Porém, para garantir um bom desempenho, não decore simplesmente as regras. É importante compreender a gramática contextualizada, isto é, aplicada à situação de uso. 

  • Mais uma dica de ouro: muita atenção aos textos. Lembre-se de que a prova de Linguagens é essencialmente de interpretação e, para fazer isso adequadamente, você deve identificar qual é a função da linguagem predominante no texto, para qual público ele se destina e quais são as intenções do autor. 

Para finalizar, atente-se a estes outros temas: 

  • figuras de linguagem (particularmente aquelas ligadas ao aspecto semântico);
  • adequação da linguagem aos contextos de interação;
  • e variação linguística.

Leia também:

O que é variação linguística? >

Literatura

Nos últimos anos, as questões de Literatura têm se baseado na leitura, compreensão e análise de textos literários. 

Sendo assim, para resolvê-las, além de possuir um conhecimento geral sobre a Literatura Brasileira, é fundamental que você já esteja familiarizado (a) com esse tipo de texto. 

Nesse sentido, mesmo que o exame não exija leituras específicas, vale a pena ler as principais obras e conhecer o estilo de nomes como: 

  • Machado de Assis;
  • Carlos Drummond de Andrade;
  • Manuel Bandeira;
  • Clarice Lispector, etc. 

Ao fazer isso, sempre relacione os textos ao contexto histórico, social e político de sua produção. 

Também saiba identificar, neles, as características da escola literária a que pertencem e, quando possível, estabeleça pontes com outras linguagens artísticas (pintura, escultura, arquitetura).

Leia também:

6 dicas de como estudar literatura para o Enem 2021 >

Língua Estrangeira

A prova de Linguagens também contempla a área Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, conforme escolha do candidato no ato da inscrição. 

As questões, normalmente, vêm acompanhadas de textos de diversos gêneros e temas, a fim de que os participantes demonstrem sua capacidade de ler e interpretar em outro idioma. 

Já o enunciado e as alternativas são escritos em português, o que facilita muito a resolução.

Mais uma vez, a interpretação é colocada à prova; por esse motivo, procure por sites estrangeiros e se habitue com a leitura de textos na língua escolhida. Estude, ainda, sobre expressões idiomáticas atuais, explore o significado das palavras, amplie seu vocabulário e cuide com os falsos cognatos.

Leia também:

Inglês ou Espanhol? Qual língua estrangeira escolher no Enem? >

Arte

Embora sejam poucas questões, você deve, sim, incluir a disciplina de Arte em seus estudos. Segundo a Matriz de Referência Enem*, os candidatos devem “Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade”.

Uma sugestão, nesse sentido, é fazer uma linha do tempo e organizar cronologicamente os eventos da história da arte. Desse modo, você irá adquirir o hábito de estudar os movimentos artísticos sempre atrelados ao contexto de cada época. 

Nos últimos anos, a Arte Contemporânea e o Modernismo (tanto europeu quanto brasileiro) foram os temas mais recorrentes. 

De qualquer maneira, conheça as particularidades de cada corrente artística, pois as questões, em sua maioria, costumam exigir a análise e identificação das principais características de cada movimento nas obras, ou a interpretação da mensagem que o artista quis transmitir.

Educação Física

Como estamos habituados a ver a Educação Física como uma disciplina prática, é difícil imaginarmos de que forma ela é cobrada no Enem. Porém, não há nada com que se preocupar. 

Se você tiver um conhecimento amplo da Educação Física e souber interpretar textos, com certeza sairá bem. 

Em geral, as questões dessa área abordam o valor social do esporte e a relevância dos exercícios físicos para a manutenção de uma vida saudável. 

Entre os temas recorrentes, destacam-se os cuidados com a saúde, qualidade de vida, longevidade, corporeidade e combate à obesidade. 

Outros assuntos que podem aparecer são: a influência negativa da mídia na imposição de um padrão de beleza, a inclusão no esporte, a importância das atividades de lazer para o nosso cotidiano, jogos, brincadeiras, danças e ginástica.

Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s)

Hoje, é praticamente impossível falarmos de vida em sociedade sem nos lembrarmos das Tecnologias da Informação e da Comunicação. 

Diante disso, ao resolver as questões, você deve reconhecer o impacto e a função social das TICs no contexto em que vivemos, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento.

Temas ligados à internet são os que mais aparecem, como o uso das redes sociais, as constantes transformações das relações humanas devido ao surgimento de novas mídias, ética e crimes cibernéticos. 

Fique atento (a), também, às características dos chamados gêneros digitais, ou seja, gêneros que surgiram com o advento das novas tecnologias, como memes, emojis, tweets, entre outros. 

*Fonte: MINISTÉRIO da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência Enem. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões