Matemática: o que vai cair na prova do Enem 2021?

A matemática te dá arrepios? É uma disciplina que faz com que a insegurança apareça? Calma. A matemática é uma das matérias base para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, você precisa organizar muito bem o que você deve estudar para conseguir dar conta das questões. 

É importante lembrar que é fundamental estudar matemática não só pelas questões da disciplina, mas de outras também. Afinal, Física e até mesmo a Química envolvem conceitos básicos de matemática que você precisa saber.

Para se sair bem, alguns pontos são essenciais e devem ser levados em consideração: você vai precisar saber e entender os principais conceitos da disciplina. Além disso, a lógica é ainda mais importante do que gravar as fórmulas matemáticas, pois as questões envolvem um conhecimento e desenvolvimento lógico. 

Nós já trouxemos outros conteúdos sobre como estudar e o que estudar para o Enem aqui no blog que envolvem as principais temáticas de algumas disciplinas, até mesmo da prova como um todo. Mas hoje, vamos falar sobre os conteúdos que os alunos precisam focar para que atinjam um bom desempenho nas questões de matemática.

Leia também:

Biologia Enem 2021: os 4 temas que com certeza vão cair na sua prova >

Como se preparar para a redação do Enem 2021? >

O que estudar para a prova de Português do Enem 2021? >

O que cai no Enem 2021? >

Então vamos lá?

Os 4 temas mais cobrados em matemática no Enem

Para entender quais são os temas que provavelmente vão estar na sua prova quando o assunto é matemática, nós reunimos todos os professores do time da Olé e eles verificaram as provas anteriores para entender quais era as temáticas mais cobradas. 

Entre elas, avaliamos as 4 essenciais. Ou seja, aquelas que você PRECISA saber e começar a estudar o quanto antes, para mandar bem nas questões. Entenda quais são elas e confira algumas questões para praticar:

1. Grandezas proporcionais

Grandezas proporcionais é um dos temas mais cobrados no Enem. De acordo com dados divulgados pelo Guia do Estudante, as Grandezas Proporcionais e Médias Algébricas estão entre os temas mais recorrentes e abrangem 17,3% das questões da prova.

É muita coisa, não é? 

Portanto, é essencial entender o que é uma grandeza proporcional. Falamos nelas quando ocorre a mesma variação em uma grandeza, ou seja, se uma varia em X, a outra também vai variar em X. 

Talvez fique mais fácil de entender se você lembrar o que são as grandezas inversamente proporcionais: são aquelas em que quando uma A aumenta, B diminui, na mesma quantia.

Lembrou?

Para praticar

Separamos uma questão para você entender melhor. Confira abaixo:

(Enem 2012) Nos shopping centers, costumam existir parques com vários brinquedos e jogos. Os usuários colocam créditos em um cartão, que são descontados por período de uso dos jogos.

Dependendo da pontuação da criança no jogo, ela recebe certo número de tíquetes para trocar por produtos nas lojas dos parques.

Suponha que o período de uso de um brinquedo em certo shopping custa R$ 3 e que uma bicicleta custa 9200 tíquetes.

Para uma criança que recebe 20 tíquetes por tempo de jogo, o valor, em reais, gasto com créditos para obter a quantidade de tíquetes para trocar pela bicicleta é

A) 153.

B) 460.

C) 1218.

D) 1380.

E) 3066.

E aí, será que você consegue resolver antes de visualizar a resposta certa? 

Confira aqui a resolução da questão: Sabendo que a criança precisa de 9200 tíquetes, e que ela ganha 20 por período, ao realizar a divisão, encontraremos quantos períodos ela jogará.

Portanto, 9200 : 20 = 460.

Para cada período, gasta-se R$ 3. 

Sendo assim, 460 · 3 = 1380.

A resposta correta é a alternativa D.

2. Funções

Funções também são frequentemente cobradas nas provas do Enem. E no Exame, o candidato precisa saber pelo menos dois tipos de função: tanto a função do 1º grau: (x) = ax + b, bem como a função de 2º grau: f(x) = ax² + bx + c. 

Aqui, voltamos a insistir sobre a necessidade de entender alguns conceitos básicos. Para encontrar os valores de X em ambas as funções, você poderá precisar de Bhaskara.

Para praticar

Confira abaixo uma questão sobre Funções que separamos para você:

(Enem 2010) As sacolas plásticas sujam florestas, rios e oceanos e quase sempre acabam matando por asfixia peixes, baleias e outros animais aquáticos. No Brasil, em 2007, foram consumidas 18 bilhões de sacolas plásticas. Os supermercados brasileiros se preparam para acabar com as sacolas plásticas até 2016. Observe o gráfico a seguir, em que se considera a origem como o ano de 2007.

Gráfico da questão do Enem de 2010

De acordo com as informações, quantos bilhões de sacolas plásticas serão consumidos em 2011?

a) 4,0.

b) 6,5.

c) 7,0.

d) 8,0.

e) 10,0.

E aí, essa parece mais complexa? São questões como essa que você vai se deparar durante a prova. Será que você conseguiria resolver sem darmos a resposta correta?

Para que você não fique perdido, aqui vai o gabarito (mas tente fazer a resolução para ver se você consegue chegar a este resultado): a resposta correta é a letra “e”.

3. Noções básicas de estatística

Um assunto extremamente comum nas provas do Enem é a estatística básica. Só para te lembrar, a estatística básica é aquela parte da matemática que trabalha com o estudo de dados em tabelas, gráficos e listas por meio de medidas de centralidade. 

Lembra de moda, média e mediana? É sobre isso! Se você lembrou está no caminho certo.

É importante entender, quando o assunto é estatística, os conceitos básicos, assim como em qualquer outro tema de estudo da matemática. É através desses conceitos que você vai conseguir resolver as questões.

Para praticar

Agora que você já se lembrou sobre o que se trata essa estatística básica, chegou a hora de treinar. Dá uma olhada nessa questão que já caiu na prova do Enem para ver se você consegue resolver.

(ENEM 2010) O quadro seguinte mostra o desempenho de um time de futebol no último campeonato. A coluna da esquerda mostra o número de gols marcados e a coluna da direita informa em quantos jogos o time marcou aquele número de gols.

Tabela Enem 2010

Se X, Y e Z são, respectivamente, a média, a mediana e a moda dessa distribuição, então

A) X = Y < Z.

B) Z < X = Y.

C) Y < Z < X.

D) Z < X < Y.

E) Z < Y < X.

Vamos deixar você resolver essa sozinho(a) também? Vamos deixar a resposta aqui, mas é importante que você pratique para entender como se faz a resolução, beleza? A resposta correta é a letra “E’.

4. Geometria espacial

Por fim, uma das temáticas que é mais cobrada no Enem e exige um pouco de atenção é a geometria espacial.

A Geometria Espacial nada mais é do que a área da matemática que se busca estudar as figuras no espaço.

E para mandar bem nas questões que envolvem a geometria espacial, é necessário  saber os conceitos que envolvem a geometria espacial, além de matemática básica, é claro.

Para praticar

Confira uma questão para praticar

(Enem 2019) As luminárias para um laboratório de matemática serão fabricadas em forma de sólidos geométricos. Uma delas terá a forma de um tetraedro truncado. Esse sólido é gerado a partir de secções paralelas a cada uma das faces de um tetraedro regular. Para essa luminária, as secções serão feitas de maneira que, em cada corte, um terço das arestas seccionadas serão removidas. Uma dessas secções está indicada na figura.

 As luminárias para um laboratório de matemática serão fabricadas em forma de sólidos geométricos.

Fonte: Enem 2019

Essa luminária terá por faces

a) 4 hexágonos regulares e 4 triângulos equiláteros.

b) 2 hexágonos regulares e 4 triângulos equiláteros.

c) 4 quadriláteros e 4 triângulos isósceles.

d) 3 quadriláteros e 4 triângulos isósceles.

e) 3 hexágonos regulares e 4 triângulos equiláteros.

E aí, consegue resolver?

O gabarito correto é a letra “A”.

Outros temas importantes

Nós listamos aqui apenas alguns assuntos que envolvem a matemática e que julgamos importantes para o seu processo de aprendizagem. Mas, ainda de acordo com dados do Guia do Estudante, existem outros assuntos que sempre são cobrados na prova do Enem e que você precisa se atentar para estudar. Confira alguns e a porcentagem de cada um em relação a cobrança nas provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio:

  1. Funções (6,7%)
  2. Noções básicas de estatística (6,2%)
  3. Probabilidade (5,3%)
  4. Áreas de figuras planas e polígonos (4,9%) 
  5. Análise combinatória (4,4%)
  6. Circunferências (4%)
  7. Equações do segundo grau e inequações (3,6%)
  8. Logaritmos (2,7%)
  9. Funções trigonométricas (2,2%)
  10. Sequências numéricas (2,2%) 
  11. Paralelepípedos (2,2%)
  12. Cilindros (2,2%)
  13. Potenciação e conjuntos numéricos (1,8%) 
  14. Retas (1,8%)
  15. Geometria espacial (1,8%) 
  16. Aritmética (1,3%)
  17. Cônicas e gráficos relacionados (1,3%) 
  18. Prismas, pirâmides e poliedros de Platão (1%)
  19. Matrizes (1%)
  20. Triângulos e polígonos regulares (0,9%) 

É muita coisa para estudar, não é? Sabemos que alguns temas podem nem cair na prova, mas você vai arriscar deixar de lado? Comece a estudar o quanto antes para conseguir arrasar nessas questões.

E aí, bora pro trote?

Esse pode ser o seu primeiro passo para organizar o seu plano de estudos e começar a realmente focar nas disciplinas. 

Tem interesse em uma ajudinha? Então vem conferir o curso do nosso professor Rafa Jesus! Ele pode até não andar sobre as águas, mas temos certeza que vai te ajudar a entender todos os aspectos da matemática.

Clique aqui para conferir mais informações sobre o curso >

E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre todas as disciplinas e para entender como você pode focar nos estudos para tirar uma super nota no Enem.

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões