O que mais cai na prova de História no Enem?

Já imaginou ter que recapitular toda a História Geral e a História do Brasil? Pois é, é basicamente isso que você tem que fazer para estudar para o Enem e outras provas como vestibulares e concursos. Mas calma, isso não quer dizer que você precisa saber todas as datas, todos os acontecimentos e saber toda a história do mundo de cabeça. A prova do Enem geralmente aborda alguns assuntos com maior frequência do que outros. Então quem sabe se der mais atenção a esses assuntos, você aumente a sua chance de se dar bem! 

Claro, é necessário estudar todos os tópicos que envolvem a história, mas o foco dos seus estudos deve estar nos pontos que você tem maior dificuldade, além dos temas mais cobrados.

Para começar, é importante entender a divisão para organizar o seu plano de estudos. Os temas que mais caem na prova de História do Enem podem ser divididos em História do Brasil e História Geral, como já reforçamos anteriormente. Lembre-se: A História faz parte da prova de Ciências Humanas e divide espaço com outras disciplinas, como Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Com essa divisão clara na sua cabeça, fica mais fácil de organizar o que você deve estudar.

Então vamos entender o que mais cai no Enem nas questões de História? Separamos uma pequena lista para você!

Os 6 temas mais cobrados em História no Enem

Com um conteúdo tão amplo como o que a disciplina de História aborda, é necessário trazer pontos-chave para estudar para o Enem e para os vestibulares. Confira abaixo os temas mais cobrados:

1. África

Como parte da História do Brasil essa temática é bastante abordada devido a influência que possui na nossa cultura. Dois pontos são essenciais para serem estudados sobre este assunto:

  1. Escravização africana: é muito importante saber sobre como aconteceu todo o processo de utilização de mão-de-obra escrava africana no território brasileiro. Foi a escravização que mais atendeu aos interesses do Brasil Colônia.
  2. Cultura africana: além da questão da escravização, a cultura africana possui uma presença muito marcante na cultura brasileira. Portanto, é primordial entender sobre os impactos da cultura africana no Brasil, que gerou influências em diversos aspectos culturais, como no nosso vocabulário, na música, dança, culinária e claro, na religião.

2. Segundo reinado – Governo de Dom Pedro II (1840 a 1889) 

Um momento importante para a História Brasileira é o do Segundo Reinado. 

Para lembrar: o Segundo Reinado se iniciou em 1840, e se deu através de um golpe projetado por políticos liberais da época, ao decretarem a maioridade e coroação de Dom Pedro II aos 14 anos. 

Geralmente este tópico é abordado no Enem devido ao fato de que foi um período extenso e complexo na história do país, além de ter uma importância fundamental. 

O Segundo Reinado teve fim apenas em 1889, com a Proclamação da República. Dom Pedro II foi o último monarca do Brasil e também o que permaneceu mais tempo no poder.

Alguns pontos que você precisa estudar:

  • Incentivo à vinda de imigrantes
  • Impulso na industrialização
  • Política Externa: Relação diplomática Brasil – Inglaterra
  • Parlamentarismo às avessas
  • Guerra do Paraguai
  • Fatores que desencadearam a crise da Monarquia e, consequentemente, a passagem para a República

3. Era Vargas

A Era Vargas sempre dá as caras no Enem.  Este foi o período em que Getúlio Vargas permaneceu ininterruptamente no poder como presidente da República do Brasil. Se deu entre os anos de 1930 e 1945.

O Brasil, na época, passou por intensas transformações no âmbito político, econômico, social e cultural.

Nesse momento do século XX, houve o fortalecimento das indústrias, a criação das leis trabalhistas, o investimento na construção de uma identidade nacional mestiça, entre outras mudanças fundamentais na história do Brasil.

Alguns pontos importantes que você precisa estudar:

  • A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); 
  • A formação da Aliança Nacional Libertadora (1934), de orientação comunista, e a Ação Integralista Brasileira (1932), de orientação fascista; 
  • A Revolução Constitucionalista de 1932
  • A Constituição de 1934;
  • E as medidas autoritárias do Estado Novo.

4. Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial cai com frequência no Enem. Esse é um dos acontecimentos históricos mais marcantes da história da humanidade. Portanto, quando falamos de História Geral, precisamos entender alguns aspectos sobre a Segunda Grande Guerra para responder às questões do Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira alguns tópicos que você precisa estudar sobre este tema: 

  • Alemanha e o ódio ao Tratado de Versalhes
  • Ascensão de Hitler
  • Aliados x Eixo
  • A entrada dos EUA e URSS na Guerra
  • Participação do Brasil
  • O fim da Segunda Guerra Mundial
  • Consequências da Segunda Guerra Mundial

5. Revolução Industrial

Este é outro tema muito forte para ser cobrado nas questões de História Geral do Enem. 

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção.

Confira alguns tópicos que precisam ser estudados sobre o tema:

  • O que foi a Revolução Industrial?
  • Quando aconteceu?
  • Como ela impactou a vida dos trabalhadores?
  • Quais questões sociais estavam envolvidas?
  • Quais os aspectos positivos e negativos da revolução?

Agora é só estudar…

Agora você já tem os principais tópicos sobre História para começar a estudar, basta organizar o seu plano de estudos.

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações sobre a prova do Enem e de outros vestibulares. 

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões