O que mais cai no Enem em Geografia?

Para quem não sabe, a disciplina de Geografia é cobrada no primeiro dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio. As questões dessa matéria fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas tecnologias, que também engloba outras matérias como História, Sociologia e Filosofia.

Mas falar especificamente sobre Geografia é um desafio, pois a disciplina é multidisciplinar e pode facilmente ser combinada com outras disciplinas, como com a História e até mesmo a Sociologia. Essa amplitude de temas e de interdisciplinaridade faz com que nós possamos, inclusive, dividir a disciplina em duas categorias: Geografia Humana e Geografia Física.

E é essa abrangência de temáticas que existem dentro da Geografia torna ainda mais difícil para os candidatos que vão prestar o Enem se organizarem para estudar. Por isso, é essencial, pelo menos, saber quais são os assuntos mais cobrados, para entender por onde começar a estudar.

Lembre-se: isso não quer dizer que você só deve estudar os temas que mais caem. Mas esse pode ser um bom início!

Portanto, neste texto vamos falar de 4 assuntos principais mais cobrados entre Geografia humana e Geografia física

Vamos lá?

Os 4 assuntos que mais caem no Enem em Geografia

Como já mencionado, existe uma variedade muito grande de assuntos que podem ser cobrados no Enem quando o foco é a Geografia. De acordo com dados divulgados pelo Guia do Estudante, alguns assuntos se destacam quando falamos de serem cobrados em edições anteriores do Enem:

  • Questões ambientais aparecem em 15,5% das provas;
  • Urbanização aparece em 10,4% das provas;
  • Globalização aparece em 9,1% das provas;
  • Geografia agrária em 6,5% das provas;
  • Indústria em 6,5% das provas;
  • Demografia em 5,2% das provas;
  • Ordem Mundial e Conflitos em 5,2% das provas;
  • Relações internacionais em 3,9% das provas;
  • Oriente Médio em 2,6% das provas;
  • Problemas urbanos em 2,6% das provas;
  • América Latina em 1,3% das provas;
  • Energia em 1,3% das provas;
  • Espaço geográfico em 1,3% das provas; 
  • Climatologia em 10,4% das provas;
  • Cartografia em 6,5% das provas;
  • Biogeografia em 3,9% das provas;
  • Hidrografia em 3,9% das provas;
  • Geomorfologia em 2,6% das provas;
  • Solos em 1,3% das provas;

Essa lista já apresenta um bom caminho para seguir estudando. Mas vamos aprofundar um pouco mais sobre os 4 temas principais da Geografia Humana (questões ambientais e urbanização) e da Geografia Física (climatologia e cartografia).

1. Geografia Humana: Questões ambientais

As questões ambientais são os temas favoritos do Enem. Isso porque além de ser um tema geográfico, é possível construir questões que envolvem diversas outras disciplinas. E não para por aí, esse tema também é muito cobrado em provas de outros vestibulares e concursos.

Estamos falando aqui de questões que envolvem temas como a poluição de forma geral (solo, rios e atmosfera), a superpopulação, o mau uso de recursos naturais pelo homem, entre outros.

Portanto, é importante que você tenha conhecimento sobre os conceitos geográficos que envolvem esse tipo de temática. E lembre-se: isso pode te ajudar a resolver questões de outras disciplinas, como a biologia.

Para praticar

Separamos uma questão para te mostrar como são cobradas essas temáticas no Exame Nacional do Ensino Médio. Confira:

(Enem 2011) Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.

Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é

a) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.

b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

c) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.

d) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

e) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

Para te ajudar a entender, confira a resposta correta: 

Como você deve ter visto, a abordagem aqui é a poluição atmosférica e a forma de diminuir a emissão de gases durante a queima do lixo. Portanto, a resposta correta é letra “B”: fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

Reflita sobre a questão e tente entender porque essa a resposta correta. 

2. Geografia Humana: Urbanização

Outro tema recorrente é o da urbanização. Lembre-se: o processo de urbanização no mundo consiste na estrutura, funcionamento e crescimento das cidades em âmbito global.

Então é importante ficar atento(a) tanto ao tema em um contexto local (Brasil), como de mundo!

Para praticar:

Confira uma questão para te ajudar a entender como esse assunto é cobrado:

Na atual fase da urbanização mundial, podemos afirmar que os principais tipos de aglomerações urbanas atualmente existentes, ou seja, aquelas cidades que estão no topo da hierarquia urbana e que protagonizam a economia mundial são:

a) as cidades médias

b) as metrópoles

c) as regiões metropolitanas

d) as cidades artificiais tecnológicas

e) as cidades globais

A resposta? Letra E.

Repetimos: tente entender a questão e a resposta para aprender!

3. Geografia Física: Climatologia

Para relembrar, a climatologia é a ciência que estuda o clima. E por ser um dos fenômenos mais constantes da natureza, esse assunto obviamente vai ser cobrado na prova do Enem.

Para estudar essa parte da Geografia, foque nos conceitos básicos sobre climatologia, como o de fatores climáticos, fenômenos climáticos, entre outros. Além disso, não esqueça de estudar o clima do Brasil, pois é um tópico que geralmente é cobrado nas provas.

Para praticar:

Confira um exercício para entender como você pode ser cobrado:

Em relação aos tipos de clima no Brasil, marque qual clima abrange uma porção maior do território e melhor caracteriza o país:

(A)   – Clima Semiárido

(B)   – Clima Equatorial

(C)   – Clima Subtropical

(D)   – Clima Tropical

(E)   – Clima Desértico

A resposta correta é a letra “D”.

4. Geografia Física: Cartografia

Por fim, a cartografia. De acordo com o edital do Exame Nacional do Ensino Médio, os candidatos precisam estar preparados para entender a “representação espacial – Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia”.

Ou seja, se está no edital é porque você precisa saber. Portanto, entender esses conceitos e conseguir fazer uma leitura correta de diferentes tipos de mapas e das técnicas utilizadas para produzi-los é essencial.

Vamos entender melhor?

Para praticar:

Separamos um exercício para te ajudar a entender melhor:

Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto:

a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções.

b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros.

c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais.

d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.

e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) são resultado da união entre as técnicas milenares da Cartografia e as inovações gráficas e tecnológicas.

A resposta correta (alternativa incorreta) é a letra “D”. Isso por que? A legenda é a parte do mapa responsável por dizer o significado dos símbolos e cores dispostos em um mapa. O elemento cartográfico responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica é a escala, e não a legenda.

E aí, vamos estudar?

Deu para ver que Geografia é uma disciplina muito ampla e você deve começar a estudar o quanto antes. Mas o legal é que estudando para essa matéria específica, você consegue estudar também para outras disciplinas, como Biologia, por exemplo.

Legal, não é?

Se você tem dificuldades com Geografia, que tal conhecer um pouco sobre o curso do Terra Negra disponível na Olé? Além de uma ajuda nessa disciplina, você garante o aprendizado nas matérias de História, Filosofia e Sociologia! E mais, ganha de bônus um livro didático virtual de Geografia, curso para vestibulares paulistas e aulas de repertório e atualidades voltadas a redação.

E aí, bora estudar com a gente?

Clique aqui para conhecer o curso do Terra Negra >

Estamos aqui para te ajudar a tirar uma nota incrível no Enem. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre o que cai na prova do Enem, dicas para estudar e muito mais!

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões