Inglês ou Espanhol? Qual língua estrangeira escolher no Enem?

O momento da inscrição no Enem gera muitas dúvidas nos candidatos. Uma delas é: qual idioma escolher? Pois é, se você não sabia, é durante o momento da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio que você deve optar pela língua estrangeira que deve constar na sua prova.

Muitas pessoas não dão a devida atenção ao estudo das línguas estrangeiras para a prova do Enem. Mas a verdade é que essas questões podem salvar a sua nota. São apenas 5 questões de língua estrangeira das 45 totais da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, mas você já parou para pensar que isso representa 11% desta prova? Isso quer dizer que acertar as questões de língua estrangeira faz toda a diferença para a sua nota final… Por isso, é essencial refletir sobre qual é o idioma que você vai escolher ao realizar o exame.

E essa dúvida assola todos os candidatos do Enem: qual língua estrangeira é melhor para mim?

Isso acontece pois é logo no momento da matrícula que você precisa tomar a decisão e escolher se vai realizar a Prova de Inglês ou a Prova de Espanhol. 

É claro que a resposta parece óbvia: vou escolher a que eu mais domino. E essa é a orientação inicial, mas geralmente essas dúvidas em relação a escolha da língua estrangeira surgem para aqueles que não possuem domínio de nenhuma das línguas.

Mas é para te ajudar a tomar a decisão correta que estamos aqui. Afinal, para que correr o risco de errar essas questões quando você pode mandar bem? 

E agora, escolho qual?

Os estudantes geralmente se dividem em duas categorias no momento da escolha:

  1. A primeira categoria traz os candidatos que preferem fazer a Prova de Inglês, por ter tido mais contato com esse idioma durante todo o processo de ensino, já que geralmente as escolas trazem desde cedo aulas do idioma. O inglês é ensinado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
  2. Já a segunda categoria acaba optando pela Prova de Espanhol, isso porque acredita-se que o espanhol se assemelha muito mais ao português do que o inglês. Com isso, os candidatos acreditam que as chances de se sair melhor serão maiores. 

MAS, é essencial avaliar esses dois caminhos com cuidado e responsabilidade. Afinal, eles podem trazer algumas pegadinhas por aí…

Ao optar pelo inglês, por exemplo, se você não tiver tanto contato com a língua, assistindo a séries, filmes, ouvindo músicas, pode ser que você encontre algumas palavras que tornem as questões mais difíceis.

O mesmo acontece com a prova de espanhol, afinal, apesar de ser uma língua muito mais próxima ao português, ela prega algumas pegadinhas quando você não possui um vocabulário extenso do idioma. 

Existem alguns dados interessantes sobre a escolha dos idiomas. Cerca de 60% dos estudantes escolhem a prova de Espanhol. Mas geralmente são os alunos que escolhem a prova de Inglês que apresentam um desempenho melhor….

Pois é, a média de acertos de questões de Inglês é de 45% e a de Espanhol de apenas 34%.

Fonte: Microdados Enem

Portanto é importante fazer a escolha certa!

Fazendo a escolha certa…

Para fazer a escolha certa, vá no idioma que você mais tem proximidade. Mas saiba reconhecer qual é esse idioma.

Como falamos, se você consome conteúdos em um dos idiomas com frequência, opte por esse idioma em específico. Mesmo que você tenha um conhecimento básico, isso pode te auxiliar no momento de realização da prova.

Agora, se você não tem conhecimento em nenhum dos idiomas, talvez seja melhor você escolher a prova de espanhol. Alguns especialistas em educação afirmam que essa pode ser a melhor escolha devido à proximidade dos idiomas. Algumas pegadinhas podem aparecer, mas será muito mais fácil entender do que se tratam as questões.

Dicas para mandar bem nas questões de língua estrangeira

Para finalizar, trouxemos duas dicas que podem ajudar aqueles candidatos que estão menos preparados para uma prova em outros idiomas. 

Primeiro, é importante entender que mesmo que você não tenha domínio amplo sobre os dois idiomas, outras questões podem te ajudar a realizar a prova, como o seu conhecimento de mundo. As questões da prova de língua estrangeira do Enem geralmente abordam temas voltados ao cotidiano. Ou seja, o seu conhecimento de mundo pode te ajudar a entender melhor sobre o que as questões estão tratando e te ajudar a escolher a alternativa correta.

Portanto, consuma conteúdos, leia sobre o mundo, desenvolva seu senso crítico. Isso vai te ajudar não apenas na prova de língua estrangeira, mas também na redação.

Em segundo lugar, depois de escolher o idioma durante o momento de inscrição no Enem, coloque na sua agenda o consumo de conteúdos que fazem uso deste idioma. E nós não estamos falando de estudar a gramática do idioma em si, mas sim de consumir entretenimento. Se divirta aprendendo e convivendo com o idioma que você escolheu, essa pode ser a melhor atitude para quem quer mandar bem nessas questões.

E aí, bora estudar?
Continue acompanhando o nosso blog para mais informações, curiosidades, dicas e conteúdos de todas as disciplinas que vão te ajudar a se organizar e manter o foco nos estudos.

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões