Sociologia no Enem: o que cai na prova e como estudar?

Sociologia é uma matéria complexa, a gente sabe. Todo o desenvolvimento do pensamento sociológico depende de conhecer outras matérias, como História, Geografia e Filosofia. Ela depende e interfere na compreensão das matérias que fazem parte das chamadas Ciências Humanas.

Seu papel principal é ajudar as pessoas a compreender como a parte social, política e econômica evolui e impacta a forma de pensar e agir das pessoas na sociedade ao longo da história.

Estudando Sociologia, você será capaz de compreender melhor os diferentes movimentos e grupos sociais, identificar conflitos e suas razões de ser e entender muito sobre como e porque o mundo é como é.

A maioria dos alunos deixa essa matéria de lado e dá menos importância na hora de estudar para o Enem, mas pode ser nela que você consegue aquele ponto extra que vai fazer a diferença e o conhecimento que vai te ajudar em outras perguntas das Ciências Humanas.

Então, que tal aprender mais sobre como estudar Sociologia para o Enem? 

Como a Sociologia é cobrada no Enem?

A prova do Enem tem uma parte de questões específicas sobre Sociologia, pedindo conceitos sobre a matéria e seus principais autores e pensadores. O grande diferencial é que a matéria não aparece só em perguntas específicas, mas de forma interdisciplinar em questões de outras matérias.

Nas questões específicas, o Enem costuma focar em períodos de transição, como transformações ocorreram com base no contexto da época. É o momento de pensar em causas e consequências, porque tudo aconteceu e quais foram os resultados.

Lembre-se: a prova de Sociologia do Enem não foca só no passado. Você sempre vai encontrar questões que peçam para relacionar conceitos e pensadores com o contexto atual do país. Acompanhar as notícias da atualidade é essencial para essa prova.

Conheça os tópicos que mais caem na prova

Sabemos que são muitos conceitos e pensadores que podem cair na prova de Sociologia. Mas não fique preocupado, mesmo sendo uma matéria extensa e cheia de detalhes, ela pode ser estudada mais facilmente quando você conhece os tópicos mais pedidos.

Por isso, preparamos uma lista dos seis temas que mais caem no Enem para você filtrar seus estudos de Sociologia:

1. Sociologia Temática

Em questões desse tópico, o Enem costuma cobrar Cultura e os patrimônios culturais, o surgimento de classes e modelos de produção como retrato do Trabalho e transformações que permitam determinar os Contrastes Sociais (política, economia e cultura).

A Sociologia Brasileira também é muito abordada e tem grandes nomes que aparecem na prova como: Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Roberto DaMatta e Florestan Fernandes.

2. Diversidade Cultural e Estratificação Social

Diversidade Cultural é a grande marca do país, não é à toa que o Enem gosta tanto do tema. Para a prova, é interessante entender como as culturas indígena, européia e africana interagiram no passado e como se mesclaram e influenciaram a sociedade atual.

Mais do que isso, o Enem sempre cobra uma análise, ainda que muitas vezes discreta, de como lidamos com a diversidade atualmente. O que a prova mais usa para essa análise é perguntar sobre diferenças entre cultura erudita e cultura popular, então estude esses conceitos.

O papel da mídia na forma como percebemos e valorizamos a cultura e sua relação com a Indústria Cultural é outra pergunta que quase sempre está na prova.

3. Teorias Sociológicas

Aqui, o que o Enem mais costuma trazer são as questões sobre:

  • Interpretação da liberdade;
  • Acesso à informação digital e seus impactos sociais;
  • Identidade na construção por individualismo ou em contextos coletivos;
  • Impactos e transformações causadas pelas redes sociais.

Esse é o ponto em que é necessário conhecer os “pais da sociologia”: Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.

4. Poder, Estado e Política

Neste tópico existem dois temas principais a serem debatidos:

Conceito de cidadania – conhecimento sobre direitos civis, políticos e sociais e, principalmente, sobre Direitos Humanos.

Democracia – conceitos e como ela impacta no social. Lembrando que é indispensável saber como se organizam e dividem os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário no Brasil.

5. Movimentos Sociais

Lembra que falamos que o Enem adora cobrar análises? Como causas e consequências, por exemplo. Pois é, aqui essa prática é indispensável. Os movimentos sociais mais trabalhados no enem para que você analise nos estudos são o movimento:

  • Agrário;
  • Negro;
  • LGBT;
  • Ambientalista;
  • Feminista.

6. Trabalho e Produção

No Enem, Trabalho e Produção são muito cobrados, principalmente em relação às consequências da industrialização e da formação do capitalismo na Europa. Vale também dar uma olhada com mais atenção aos modelos de produção e à divisão social do trabalho.

Seu cronograma por tópicos para estudar Sociologia para o Enem

Organizar um cronograma do que estudar e em quais dias vai facilitar muito para que você tenha certeza de que estudou tudo o que precisava. Para te ajudar, trazemos uma lista de tópicos de Sociologia na melhor ordem para estudar, assim, você não se perde e entende melhor como a Sociologia evoluiu.

  1. Surgimento da Sociologia
  2. Processo de Socialização
  3. Auguste Comte e o Positivismo
  4. Karl Marx
  5. Émile Durkheim
  6. Estratificação Social
  7. Mobilidade Social
  8. Formação Política
  9. Antropologia
  10. Identidade e Alteridade
  11. Diversidade x Multiculturalismo
  12. Patrimônio Cultural
  13. Indústria Cultural: Adorno e Horkheimer
  14. Benjamin e a Reprodutibilidade  
  15. Mídia e Sociedade  
  16. Cidadania
  17. Direito dos Indivíduos
  18. Estratificação Social  
  19. Mobilidade Social
  20. Formação Política
  21. Formação Política
  22. Identidade Política
  23. Fenômenos Sociais
  24. Émile Durkheim: Instituições sociais – Família e Educação
  25. Émile Durkheim: Instituições sociais – Família e Educação  
  26. Poder: Ideologia
  27. Ideologia para Karl Max
  28. Movimentos Sociais Relevantes
  29. Sociologia no Brasil

Dicas extra da Ole Educação

Enquanto você estuda esses tópicos, foque em:

Não confundir nomes e momentos históricos – entender o contexto em que cada um deles surgiu é essencial para entender seus conceitos, causas e consequências, isso vale até para a história de vida dos autores. Não é porque eles publicaram na mesma época que pensam igual.

Entenda e não tenha medo dos termos específicos – muitos termos de Sociologia que vão aparecer na sua prova vem do grego, alemão e latim. Que tal criar um glossário para saber o que eles significam, a que matéria se relacionam e que autores usaram ele? Vai ser mais fácil identificar na prova assim.

A gente aconselha, também, a dar uma passadinha no nosso post 6 métodos e técnicas para começar a estudar para o Enem 2021. Lá, você vai encontrar várias dicas de como organizar seus momentos de estudo e render ao máximo.

Gostou das dicas? Se sente preparado para encarar a prova de Sociologia do Enem? Temos certeza que sim! E, se precisar de uma mãozinha extra, é só passar no nosso extensivo de Ciências Humanas. Bons estudos!

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões