Tudo o que você PRECISA saber sobre o Enem Seriado

Todo estudante já convive com a tecnologia no seu dia a dia de estudos. Seja em aulas nos laboratórios ou usando Google e Youtube para pesquisar matérias e tirar dúvidas, é quase inevitável pensar em educação sem pensar em tecnologia.

Acompanhando essa tendência, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional, o famoso Inep, lançou em 2020 o Enem Digital. Além disso, o instituto anunciou as versões Enem Seriado e não Seriado, que devem se tornar o formato de prova oficial até 2025.

O Enem Seriado começa a ser implementado em 2021 e tem deixado muitos estudantes com dúvidas sobre como funcionará o processo, a prova e a cobrança de conteúdos.

Bom, toda dúvida e preocupação com o tipo de prova acaba desviando o foco do que realmente é importante: centrar nos estudos e estar preparado para responder as questões na prova.

Como a gente quer que você jogue toda sua energia e foco nos estudos e tenha os melhores resultados na prova, vamos ajudar: é hora de tirar todas as dúvidas e entender de uma vez por todas o que é o Enem Seriado.

O que é o Enem Digital?

Antes de entender o Enem Seriado, precisamos saber o que é o Enem Digital.

O Enem Digital é uma iniciativa do Ministério da Educação que vem sendo estudada desde 2015. Sim, levou 5 anos para que ele fosse colocado como opção para os estudantes pela primeira vez.

As justificativas para a mudança são muitas, mas, principalmente:

  • Custo e logística: sempre foi muito caro e muito complexo a impressão e distribuição em todo o país das provas impressas, além da necessidade de preparar locais e contratar os fiscais de prova. Isso tudo além da logística reversa para levar provas e cadernos de resposta de volta para os locais onde serão avaliados, contando ainda o custo dos profissionais que vão corrigir as provas.
  • Acessibilidade: aumentar o número de datas para aplicação das provas, além de poder adaptar melhor a prova às necessidades de pessoas com deficiências. Seria muito mais fácil para um surdo-mudo, por exemplo, fazer a prova com o auxílio de vídeos legendados, ou para um cego, realizar a prova com o áudio das questões.
  • Modernização: a concentração, facilidade e compreensão da prova pelos alunos fica muito mais simples quando é possível criar questões com vídeos, áudios e gamificação (sim, transformar em “jogos”). Imagina o número de alunos que deixariam de perder pontos na redação por terem uma caligrafia ruim só pelo fato de digitar a redação em lugar de escrever.

O plano é que essas facilidades e novo modelo seja o modelo oficial até 2026. Para 2020, o modelo era mais simples, apenas um teste. 

A mesma prova que sempre foi feita, mas no computador. Ela não foi aberta para todos os candidatos, apenas para algumas parcelas e só em algumas cidades, para o Inep não perder o controle nesse primeiro teste.

O Enem Digital é a mesma prova que conhecemos, aplicada em computadores em centros de aplicação (não pode fazer em casa) e sua nota é única, ou seja, a nota que você tira nessa prova será a que vai usar para ingressar na universidade.

A partir de 2021 ele será dividido em duas versões: Enem Seriado e Enem não Seriado. O modelo usado em 2020 é o não Seriado.

Quer ver os detalhes sobre o Enem Digital 2020? Assista o pronunciamento oficial no canal do Youtube do Inep.

Agora, vamos entender o que é o Enem Seriado.

Como vai funcionar o Enem Seriado 2021?

Todo ano existem estudantes que prestam o Enem como treineiro. São alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio que se inscrevem no exame para testar seus conhecimentos e se familiarizar com a prova, praticando para o 3º ano, quando sua nota valerá para alguma coisa.

É exatamente esse processo que muda com o Enem Seriado 2021.

A proposta do Inep é que os alunos que começam o 1º ano do Ensino Médio em 2021 não façam mais a prova como treineiros, mas valendo pontos. Essa nota será somada com a nota das provas do Enem Seriado que eles vão fazer nos dois anos seguintes, 2022 e 2023, e, ao final, será dividida por 3.

Com esse processo ele chega a uma média que será a nota oficial usada para ingressar na universidade ou em programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Simplificando:

Nota Enem 1º ano + Nota Enem 2º ano + Nota Enem 3º ano / 3 = Nota Oficial Enem

Alguns detalhes importantes:

  • O Enem Seriado não impede que o aluno faça o Enem Regular no final do 3º ano, podendo optar por qual das duas notas quer usar nos processos seletivos.
  • As provas do Enem Seriado serão digitais e aplicadas na escola em que o aluno estuda, o governo vai fornecer os computadores e todo o suporte necessário.
  • A proposta é que o Enem Seriado passe a substituir o Saeb, então ele seria obrigatório para todos os alunos da rede pública.
  • Como o Saeb já é obrigatório, ao menos com esse modelo do Enem ele contará, também, para facilitar o ingresso na universidade.

Enem Seriado 2021: como será a prova?

Ainda existem muitas informações e detalhes que o Inep não passou sobre a prova do Enem Seriado 2021. Até o momento, o que sabemos sobre a prova é:

Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio

A prova do Enem Seriado para esses dois anos cobra apenas o conteúdo de português e matemática. Inicialmente, não serão cobrados conhecimentos de outras áreas.

Essas duas matérias serão cobradas de forma não cumulativa, ou seja, apenas o conteúdo que a base curricular definiu para aquele ano de estudo.

Alunos de 3º ano do Ensino Médio

Para esses estudantes a prova acontece em duas etapas.

  1. Na primeira são cobrados os conhecimentos gerais básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, o conteúdo que é igual para todos os estudantes no último ano do Ensino Médio: linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
  1. Na segunda parte, o conteúdo é focado no conteúdo do chamado Novo Ensino Médio. São os itinerários de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional.

Assim, a segunda parte da prova tem como foco as matérias e estudos optativos que o aluno escolheu como parte da sua formação já pensando em uma profissão. Seria, mais ou menos, como uma prova de conhecimentos específicos.

E aí, conseguiu entender bem como vai funcionar o Enem Seriado? Compartilhe o conteúdo para ajudar seus amigos que ainda não entenderam e, se ainda tiver alguma dúvida, manda para a gente aqui ou no Instagram da Ole Educação. Vamos ter muito prazer em ajudar a esclarecer.

Sobre o autor
Ole Educação

Ole Educação

A Olé é uma plataforma de tecnologia educacional que desenvolve projetos, baseados em comunicação, pesquisa, análise de dados e inteligência artificial. Somos formados pela a maior comunidade de edutubers (professores youtubers) do Brasil, com professores de renome que juntos contam com mais de 7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Posts Relacionados

Mostrar botões
Esconder botões